Iowa (2001)
People=Shit
Uma das melhores músicas de sempre e nada melhor que o ódio e a verdade nua e crua para começar IOWA. O próprio nome indica o conteúdo da música, um ataque explicita à condição humana que só pode ser descrita como MERDA. A hipocrisia, a ignorância, a intolerância e sobretudo a incompreensão são apenas algumas das características que se tornaram comuns a toda uma raça. No entanto Corey orgulhosamente proclama a sua diferença “I’m everything you’ll never be / I’M - NOT - LIKE - YOU” pois ele sempre lutou por aquilo em que acreditava, foi fiel a si próprio e manteve a dignidade; ele envergonha-se de ser chamado de humano pois não passamos de seres desprezíveis e autodestrutivos que mais cedo ou mais tarde terão um fim doloroso, visto que sentimentos como egoísmo, egocentrismo e orgulho podre são colocados acima de tudo e todos, nós nos tornamos a doença deste planeta e seremos a sua destruição. Ele está insatisfeito e descontente com o que o mundo se tornou, com a suposta vida, completamente VAZIA e sem sentido, eles vivem para morrer. A mensagem principal desta música é que we all = fucking shit e em vez de perdermos tempo em descobrir quem é o melhor, devemos nos unir para criar um novo mundo. Mas, infelizmente a estupidez humana é demasiadamente cega para tal. “C’mon mother fucker, everybody has to die”. Especial atenção para o irônico começo da música, “Here we go again, motherfucker”, parece que eles anunciam a sua volta a todos aqueles que pensavam que se iriam livrar deles.
Disasterpiece
Esta é outra música de pura agressão e ódio contra a incompreensão geral das pessoas e de como se tornaram tão insignificantes e “artificiais”, como se tornaram em máquinas que simplesmente fazem barulho, mais uma vez ele diz como elas são nada, como a vida não passa de nada. Ele está muito decepcionado com tudo isto, sem esperança e à procura de respostas; sente-se deslocado, não é suposto ele fazer parte disto, não é suposto ele viver desta forma e no meio de seres como estes. Ele sente-se só, sem motivos para viver, incomodado, fala em sonhos que não se podem tornar reais, está no limite do desespero que o faz encarar a morte como uma saída possível - “I’m gone - goodbye - it’s so depressing - Withering away . Take a look - inside - my soul is missing.All I have is dead, so I’ll take you with me. Feel like I’m erased - so kill me just in case” (quando Corey canta estes versos até a sua voz perde a dureza e agressividade para se tornar em pura depressão). Toda a agressão desta música parece ser dirigida diretamente a uma pessoa, ou talvez a todos os que o subjugaram e atacaram.
My Plague
Nesta música o Corey ataca claramente aqueles que são “posers” ou “followers”. É um aviso explícito para aqueles que se negam, pessoas ocas e vazias, que seguem ideias e formas de ser de outros, que temem ser o que são, pessoas que abdicam da liberdade pessoal e da autoestima para se inserirem na sociedade. E o pior é que julgam os outros por não serem como elas, pois no fundo invejam a sua coragem e enquanto os julgam e culpam sentem-se melhor. Corey está farto de aturar pessoas destas, o ódio e repugnância que tem por elas origina uma raiva assassina, esta música está recheada de desprezo, mas tem uma mensagem subliminar bastante positiva, por mais lixo que vos digam que vocês são, não tenham medo de o ser, admitam o que são, mostrem o que valem, isso sim é o mais importante. “I’m just a bastard, but at least I admit it .At least I admit it” (uma frase bastante intensa, o “bastard” parece mais uma referência ao facto de Corey nunca ter conhecido o pai). A automutilação devido ao desespero, e neste caso há uma aparente apatia, que está também presente “I’m turning it around like a knife in the shell, I wanna understand why, but I’m hurting myself”.
Everything Ends
Esta música é sobre uma relação, que o Corey teve, que não terminou da melhor forma. Ele sentia algo muito forte por ela, mas acabou por perceber que tudo aquilo não passava de uma mentira e era completamente falso, um sonho. “I haven’t slept since I woke up. And found my whole life was a lie, motherfucker”. Essa descoberta e a perda da pessoa fez com que ele se sentisse tão incapaz , perdido e indiferente a si mesmo e à sua própria vida, que o levou a uma tentativa de suicídio da qual ele conseguiu se salvar. “I mark the trails on my arms with your disdain”. Ele sente-se traído, usado por alguém que se achou melhor que ele, como se ele tivesse dado tudo de si a alguém, toda a sua confiança e fosse ignorado e desprezado por esse alguém. Claramente é um aviso de alguém que já sentiu as consequências na pele da importância exagerada que por vezes é dada ao amor e que a nossa vida não deve depender apenas disso. Tudo tem certamente um fim e devemos sempre nos colocar em primeiro lugar sem depender de nada nem de ninguém, pois quando perdermos o que nos faz viver, as consequências podem ser muito graves e prejudiciais. É também uma forma de dizer que medidas extremas não é a melhor saída quando as coisas não correm da melhor maneira.
Heretic Anthem
Nesta música Corey coloca-se (e o Slipknot) no lado oposto daquilo que as pessoas querem que eles sejam e fazem numa crítica bastante cínica. Eles não serão mais escravos do comercialismo, não serão nada mais que eles próprios, e não irão acatar ordens seja de quem for. Usando a sua comparação ao Diabo em relação ao Homem (666-nº da Besta e 555-nº do Homem), isto é, eles serão completamente o contrário do que o Homem (neste caso a indústria musical e toda a gente em geral) quer que eles sejam. O uso do 666 neste caso não tem relação satanista mas sim é usado como uma metáfora, pois supostamente eles representam o mal e o errado. É uma clara oposição aos humanos e aos ideais contemporâneos que eles (os humanos) defendem. É também um ataque à indústria e às bandas que “sold out”, isto é que se venderam e perderam a própria identidade e a “alma” em nome do sucesso e do dinheiro, que são usadas como brinquedos. Creio que a parte em que ele diz “Everybody defamates from miles away But face to face, they haven’t got a thing to say” refere-se ao nosso querido filho-da-puta (Fred Durst) assim como a todos que difamam a banda mas que quando a encontram cara a cara cagam-se de medo e nada dizem, pois realmente aquilo que dizem por trás é infundado e serve apenas para atacá-los.
curiosidade: Esta música foi criada após um encontro de Corey com duas pessoas que eram donos de uma estação de New Jersey, eles queriam que o Slipknot fizesse uma música que falasse bem das rádios para seu novo álbum (IOWA), porque os fãs da rádio sempre ligavam e pediam Slipknot, mas eles estavam cansados da velha música “Wait and Bleed”. A rádio finalmente teve uma resposta de Corey e marcou o tal encontro. Enquanto o encontro estava acontecendo, Corey permaneceu educado. Quando as duas pessoas perguntaram sobre a “música-amigável”, e depois de ouvir tanta merda, as exatas palavras de Corey foram: “Bom, muito obrigado a vocês, mas se vocês me dão licença…VOCÊ PODE CHUPAR A PORRA DO MEU PINTO! EU NÃO DOU A MÍNIMA PARA O QUE VOCÊ OU SUA ESPOSA QUEREM, SE VOCÊS SÃO 555, EU SOU 666!”
Um mês depois sairia a demo de Heretic Anthem.
Gently
Esta música foi escrita pelo Shawn, e fala de como nos refugiamos dentro da nossa mente, dentro do nosso mundo interior e nos protegemos do mundo exterior. Daqueles momentos em que esquecemos um pouco das merdas e das coisas negativas, como uma reflexão, um mundo à parte que só nós conhecemos. O mundo exterior torna-se por vezes tão cruel e doloroso que só dentro de nós podemos encontrar alguma paz e conforto. “Gently, my mind escapes into the relaxing world of pleasure”, mas infelizmente mais tarde ou mais cedo temos de deixar o “nosso mundo” e enfrentar a realidade, “Too bad I must always leave it…but that’s life”. Esta letra foi feita nos tempos do MFKR.
Left Behind
Nesta música o Corey utiliza diversas metáforas para descrever aquilo que lhe aconteceu. Ele nos fala de um amigo que teve, que nunca realmente o apoiou, nem esteve presente, e que no fundo o deixou para trás e não foi o que deveria ter sido. Ele quer esquecer e afastar da memória essa relação com o falso amigo, o ódio, a traição e a falsidade de que foi alvo, e pode vir a cometer medidas drásticas se ele se tentar aproximar de novo. “I can feel it on my mouth. I can taste you on my fingers. I can hear you like the Holy Ghost. And kill you if you get too close”. No fundo fala de como por vezes as pessoas não são o que dizem e aparentam ser. Diz-nos que é fácil fazer amigos, mas é raro ter bons amigos.
The Shape
Esta música fala da impossibilidade de o Corey ser, seja o que for para alguém, como se tudo o que ele faz é errado, descreve a confusão emocional que isso lhe deixa. É uma música bastante pessoal e pouco direta, ele sente algo muito profundo e forte mas não sabe exatamente o quê, nem sequer sabe por que se sente desta forma daí o fato de ele usar diversas metáforas para se exprimir. Ele parece perder-se dentro da sua mente, naquela parte onde os pensamentos e sentimentos mais obscuros estão guardados e não consegue libertar-se. Penso também que aqui é abordado novamente o conceito do tudo/nada como em várias outras músicas no Cd, mais uma vez ele dá, ou deu, demasiada importância a algum episódio ou alguma pessoa que fez parte da vida dele. Ele fala como se estivesse a contar uma história sobre algo ou alguém já que ele fala em passado, cicatrizes e em recomeçar.
I Am Hated
Mais uma vez Corey demonstra o ódio que sente por pessoas que se tornam vazias e se vendem pelo dinheiro e por aquilo que é aceitável e desejado pela sociedade, em vez de serem eles próprios e viverem de acordo com aquilo que são e acreditam. Ele não o faz e é odiado por isso e no fundo agrada-lhe essa ideia porque antes ser odiado que não ser verdadeiro, é uma música cheia de esperança e incentivo. São usada várias vezes a palavra “We” o que nos leva a querer que ele saiba que não é o único a se sentir desta forma, levando um pouco mais longe ele descreve de certa forma a relação que tem com os fãs,”(We are) The only answer”, mostra certa união porque “I AM HATED .YOU ARE HATED .WE ARE HATED”. “Now I’m not pretty and I’m not cool But I’m fat and I’m ugly and proud - so fuck you”, esta frase revela a essência da música e da maneira de pensar do Slipknot. Não é preciso ser bonito ou popular para existir e viver, cada um deve aceitar aquilo que é e manter-se fiel a si mesmo, e nesta música todos os que não o fazem são o alvo de ódio e raiva, visto que são fracos.
Skin Ticket
Nesta música o Corey fala de como o fato de ele ter nascido e crescido no meio do nada, numa terra chamada Des Moines, fez com que ele fosse sempre visto como nada também, como zero. Ele diz-nos como se sente preso naquela cidade e como isso o faz sofrer. Quando ele diz “Keeping myself alive, through your empathy”, ele está a dizer-nos que é a através da nossa compreensão da situação em que ele está, que ele consegue viver.
New Abortion
Esta música fala daqueles que vêm de pequenas localidades e que nascem sem uma oportunidade para serem livres e realmente felizes, nascem já mortos. Depois se veem obrigados a viverem em realidades próprias, sem ninguém que lhes mostre o caminho a seguir, assim como aconteceu com Corey. Fala de prisão, de como o nosso futuro é completamente controlado, mal nascemos somos condenados a nos tornarmos em mais “um” sem sonhos nem fantasias, somos limitados e catalogados. A letra fala toda por si:”They always say that it’s always our fault. Man, it’s always the same, if we talk or complain. We only wanna upset the balance”. É também um pedido para nós, maggots, mantermo-nos unidos e não termos de suportar a manipulação e as restrições de um mundo que em vez de nos compreender e perceber a nossa natureza, limita-se a julgar-nos e a marginalizar-nos. Mas mesmo assim não nos conseguirão destruir nem mudar, nós somos como somos e temos orgulho nisso, nada nem ninguém poderão manipular aquilo que sentimos, pensamos e a maneira como agimos, nós queremos sim acabar com a harmonia e a paz se ela não existe, se algo não vos agradar levantem e gritem, não se deixem usar e não percam a vossa essência.
Por Corey: “Esta é para cada fã nosso, que se sentem desorientados, especialmente os que vieram de pequenas cidades como nós. É basicamente uma nova definição de aborto, pelo fato de esses jovens nascerem com vida, mas isso é tudo que eles têm. Eles não têm chance de um futuro e não têm a chance de se acharem na vida. Eles apenas se adaptam ao meio e fica estagnados, assim um aborto seria uma melhor opção. Estes são os jovens que a gente vê atirando nas escolas, perdendo a cabeça, sentando nas salas e não tendo aonde ir, então este é o meu testemunho para eles, eu sei de onde vocês vieram.”
Metabolic
Mais uma vez Corey fala do pai que nunca conheceu e que nunca esteve presente para ajudá-lo e apoiar e conta o que sente de uma forma intensa, angustiante e depressiva que me toca bastante. “The hardest part was knowing that I could never be you .Now all I do is sit around and wish I could forget you/Who are you to me? Who am I to you? Where were you when I was down?” Sem a presença de alguém para guiá-lo, ele enfrentou várias dificuldades, tentou tornar-se como o pai e acabou por criar uma vida dolorosa e sem sentido, sentiu-se só e perdido. Ironicamente, esta “herança” do pai acabou por compensar e tornar-se algo que ele diz valer a pena viver.
Por Corey: “Esta música é basicamente uma Diluted Parte II, é sobre o meu pai. é sobre ser tão enfurecido e ainda tão impotente, porque não há nada a fazer. É sobre aquela hora da manhã que você está sentado na cama e está chorando incontrolavelmente, e você está tentando não sentir, mas tudo o que você pode fazer é sentir, porque cada hora que você fecha seus olhos está lá. É provavelmente uma das músicas mais pessoais que eu já escrevi, apenas pelo fato de que embora eu nunca tenha conhecido meu pai e embora eu não tenha me encontrado com ele, eu me sinto como se estivesse com ele. Eu não tenho ideia de como ele seja, mas as vezes eu fico pensando se estou fazendo as coisas que ele costumava fazer. Isto definitivamente é um saco, é foda, mas foda-se, eu não ligo, porque ninguém me disse quem eu era, porque eu tive que descobrir sozinho.”
Iowa
Esta música é a reformulação da música “Killers Are Quiet”, do MFKR, e apesar de a letra ser diferente a ideia é a mesma. Um pouco semelhante ao conceito da “Prostethics” e sendo já um habitual nas letras de Corey, esta fala sobre alguém que coleciona mulheres e recria-as como se fossem objetos, fala de um suposto amor obsessivo e doentio que acaba tendo como fim a morte. “I WILL KILL YOU TO LOVE YOU”. Embora este tipo de sentimento nos parecesse algo improvável, não está muito longe da nossa realidade e olhando um pouco mais além talvez isto seja uma crítica ao dito amor que é proclamado vezes sem fim e que no fundo não passa de um sentimento egoísta e de posse. Uma das músicas mais intensas do Iowa, com um Corey contido e um pouco irônico (acho que devem prestar atenção à forma que ele pronuncia ‘love’) com um fim arrebatador e insano que nos leva a um ambiente muito macabro e extremo, cheio de fantasias.
curiosidade: antes de entrar na cabine para cantar a música, Corey tirou a roupa e se cortou todo. Assim, ele cantou a música toda pelado e sangrando.
Corey: “Você pode sentir isso na música.”
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